quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre amamentação



Confesso que só de pensar em amamentar me dava calafrios. Que coisa mais animal, estranha, primitiva, sair leite do meu corpo, o mesmo tipo de leite que tomo todos os dias, e uma pessoa sugando esse leite, ARHH.
Nunca me senti confortável em ver mulheres tirando o peito pra fora em público para amamentar uma criança, eu achava constrangedor. Como que a mulher perde a vergonha de mostrar o peito em público? O que acontece com a mulher que perde todo o pudor? Eu não me via amamentando, quanto mais, em público. E só de imaginar um bebê sugando meu seio, era algo horripilante! Não gostava nem de pensar!
Outro ponto contra a amamentação que ficava na minha cabeça era a perda da independência da mulher, não podendo sair e deixar o bebe com ninguém para fazer suas coisas.

Dizem que a maternidade muda a mulher e é a pura verdade! Para mim começou a mudança nesse ponto.

Durante minha gestação, me informei bastante, li muito sobre parto, sobre amamentação, sobre criação de filhos e mil coisas sobre o universo da maternidade. Bispo, já sabendo da minha repugnância em amamentar foi calmamente dando argumentos sobre a vantagem do aleitamento materno, e eu escutando, amadurecendo a ideia e não pensando muito sobre a cena em si, deixando para quando tiver o bebê em meus braços. Só decidi que daria uma chance para a amamentação mesmo quando o Murilo nasceu, quando vi seus olhos grandes me fitando, vi sua carinha delicada, seu corpinho frágil e magrinho, e pensei “Darei o que for preciso para meu amor que acabou de nascer”.

E foi aí vieram os testes, a prova divina para ver se eu estava mesmo disposta a amamentar meu filho, desafios que falarei em detalhes no próximo post.
Não foi fácil aprender a amamentar, foi dolorido, foi difícil, e mesmo assim eu estava disposta a seguir em frente. O que aconteceu comigo??? Os hormônios me dominaram? Virei mãe? Por que essa luta, esse esforço para amamentar? Por que ficar com os seios doendo? Por que deixar meu bebê chorando de fome por não saber mamar e se era muito mais fácil, rápido e indolor para todos dar-lhe mamadeira com fórmula? Sinceramente, não sei a resposta dessas perguntas, só sei que sim, eu insisti em amamentar, sim, amamento meu filhote.

Hoje amamentando exclusivamente e em livre demanda, consigo esclarecer algumas coisas e as inúmeras vantagens do aleitamento materno. Se vocês procurarem na internet encontrarão muitas vantagens sobre o aleitamento materno, não quero aqui falar sobre isso, mas sim dar meu ponto de vista sobre a questão.

1- Somos animais mesmo. Por mais que na minha cabeça e de muitas outras pessoas, humano é humano e os outros mamíferos são meros animais muitos distantes de nós, "primitivos" e selvagens, depois que meu filhote nasceu tomei ciência que sim, somos animais, tão selvagem quanto os demais mamíferos e não há vergonha nisso, é o que somos e ponto final. Não podemos ter vergonha do que somos, somos isso e pronto. Essa consciência iniciou no trabalho de parto, onde eu gemia e gritava como uma leoa parindo no meio da savana. Quando meu bebê nasceu eu só queria ele perto de mim, queria sim dar o peito pra ele, queria ser única responsável por sua alimentação, queria ser a coisa mais importante na vida daquele pequeno ser que acabara de nascer. De onde veio tudo isso? Só pode ser o instinto animal que há em todas nós.

2- A transferência de anticorpos.  Agora questões mais racionais. O leite materno nos dá segurança contra as doenças. O medo que temos de nosso bebê ficar doente é amenizado em saber que pelo leite materno estamos passando anticorpos para o bebe,  que diminui o risco de ficar doente. E realmente isso é verdadeiro. A filha da minha prima que tem quase dois anos, que mamava exclusivamente com leite materno até 6 meses, nunca ficou doente, nunca pegou sequer uma gripe. Sabendo disso, fico mais tranquila em sair com bebê na rua, cheio de vírus e bactérias pelo ar. Outro ponto, minha avó estava com herpes-zoster, uma doença causada pelo mesmo vírus que a catapora, só que ataca os nervos, doe pra caramba e forma umas manchas horrorosas sobre a pele por cima do nervo atacado. Como eu já tive catapora, já tenho anticorpos e estou passando para meu bebezinho, portanto, não preciso me preocupar.

3- Praticidade. É muito prático acordar de madrugada e apenas tirar a blusa para alimenta-lo. Para preparar uma mamadeira com certeza eu demoraria mais do que demoro hoje, poupando minutos preciosos de sono que todas os pais clamam!

4- Econômico. A economia é sensacional. Uma amiga disse que gasta 50 reais por semana com fórmula. Eu não gasto nada para alimentá-lo, gasto sim para eu comer, mas gastaria mesmo sem o bebê, certo? Entretanto, gasto com muitas fraldas pois o leite materno faz o intestino do bebê funcionar muito bem!

5- Dois alimentos em um. O leite materno além de matar a fome, mata a sede também. O leite materno tem 3 fases, a inicial é composta por soro, uma fase mais líquida e proteica, que mata a sede. A fase mais gordurosa do leite vem no final, saciando a fome.

Claro que tem outros fatores, o aleitamento materno ajuda o desenvolvimento maxilo-facial do bebê, diminui o risco de obesidade, etc etc.

Hoje eu não acho mais horrível ver uma mãe amamentando seu bebê, mas eu particularmente não me sinto confortável em fazê-lo em público, sei lá, mas não ligo mais para as mães que conseguem, aliás, acho um exemplo de coragem e amor, amor ao filho em primeiro lugar e que o mundo se dane.

2 comentários:

  1. Oi Roberta, adorei o teu texto, como sempre aliás! Quanto ao amamentar em público, com o passar do tempo eu reparei que para mim é mais fácil fazê-lo num sítio onde não conheço ninguém do que em frente de conhecidos. Pode parecer estranho mas cho que vai da personalidade, e também admiro muito as mães que conseguem sem problemas em frente de toda a gente. Muitos beijinhos e bom fim de semana para vocês. Que cada semana traga mais e boas descobertas.

    ResponderExcluir
  2. Ro, toda vez que leio alguma coisa sua, acabo me identificando muito com você, incrível...rsrs
    SEMPRE achei super estranho algumas mulheres tirarem um seio para fora da blusa em qq lugar e hora para amamentar sem nem por um ' paninho' para preservar a cena...pudor, falta de informação, sei lá qual o motivo. Mas você afirmar que a maternidade muda a mulher me dá esperanças de que eu possa vir a mudar também...muito linda a sua atitude de enfrentar os desafios e amamentar, parabéns! bjo grande

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...