segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sobre a gestação

A gestação é uma fase muito peculiar. Comigo foi assim:

Primeiro vem o desespero "nossa, vou ser mãe! E agora, como posso cuidar de alguém se mal cuido de mim? Vai ter alguém dependendo de mim pra sempre, será que dou conta? Como será a vida depois da criança? Planos? que Planos que nada!"

Era difícil acreditar que está grávida, pois não tinha barriga, nada mexe, nada muda. É uma fase de aceitação. Algumas pessoas passam mal no início, como eu não passei mal, graças a Deus, continuei na mesma rotina. Essa etapa dura os 3 meses iniciais.

Aqui vale um comentário de uma amiga minha, a gente vira um ET, não gostamos mais das coisas que gostávamos e passamos a gostar de outras coisas que nem imaginávamos que um dia gostaríamos! Eu por exemplo nunca fui ligada em sorvete, mas nesses primeiros meses, eu comia sorvete quase todos os dias, mesmo no friozinho que teve por aqui em julho e agosto! Eu adorava uma picanha, mas não podia ver carne na frente, credo! Gostava muito de camarão, mas comi um dia e passei super mal depois. Balas e chicletes eu nunca comprei na vida, nesse período sempre tinha bala na bolsa! Coisa que louco né!?

No quarto mês foi quando me acostumei com a ideia e já comecei a ver coisinhas de bebê, pois como o Bispo foi para os EUA, já aproveitamos para fazer o enxoval nessa época, comecei a pesquisar sobre o que comprar, escolher coisinhas pela internet. Barriga agora, não parecia mais de gorda, já começa parecer de grávida. É no quarto mês que se começa a sentir o bebê mexer, mas como eu nunca senti um bebê mexendo dentro de mim, foi difícil identificar. As pessoas falam que parece uns peixinhos na barriga, que parece gases, que parece choque e acho que senti alguma coisa do tipo sim, mas é difícil saber se foi eu ou o bebê. Aliás, essa é uma das coisas mais estranhas da gravidez: sentir uma pessoa dentro de você se mexendo!!

No quinto mês, onde estou no momento, já tem barriga mesmo, é estranho, parece que surgiu de uma hora para outra. Outro dia vi uma sombra minha na parede e assustei!! Nossa, essa sou eu mesmo!? Já começa a não ser tão fácil assim amarrar os tênis, a andar 5km, a levantar da cama Agora sim, começo a sentir o bebê mexer, as vezes até assusto um pouco. Não dói, parece gases também, mas é um pouco diferente.

As reflexões se modificam um pouco, não é mais de desespero. Hoje a minha reflexão se volta pra minha mãe. Olho para ela e a vejo de outra forma, uma mulher guerreira, incansável,  disposta a faze tudo por nós, os filhos. Começo a entender as atitudes, sinto um amor diferente, um respeito maior, fico muito triste pelas vezes que fui respondona, por ter ficado brava com ela por ela falar de mim para desconhecidos, e para conhecidos também. Vejo que não fui e não sou uma filha exemplar, mas graças a Deus estou viva e minha mãe também e posso mudar isso. Posso ser uma filha melhor.

Começo a entender que a maternidade é uma fase muito importante na vida de uma mulher, é onde aprendemos muitas coisas, muitas lições de vida. Hoje só consigo afirmar que aprendemos a respeitar nossas mães, que já é uma grande lição. Com certeza terão mais coisas, paciência, amor, aceitação, coragem, força, etc, etc, mas como não vivencio nada disso agora, não posso falar, ainda.

Agora começo a fazer o que as pessoas recomendam- curtir a gravidez! É uma fase muito importante na vida da mulher, é a fase de transição para vida adulta de fase, vida de responsabilidade, para fase mãe.







2 comentários:

  1. Roberta, realmente esse é um período de transformação, essas mudanças que você citou, acontecem e levam a gente em outro estágio. Depois que o bebê chegar de vez, as mudanças não param mais, só que são mudanças boas, amadurecemos de tal maneira, quase inacreditável :)
    Você está uma grávida linda, em todos os sentidos!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. noooosa que novidade!!! eu não sabia Ro!! (a atrasada..rsrs) Parabens viu? feliz por vc!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...